Meus textos

Projeto Elisas 2017

abril 01, 2017

Olá, meus leitores! Tudo bem com vocês?  Espero que sim.

Hoje esse post é especial, resolvi escrever um post sobre um curso de literatura que estou fazendo. Neste post, vou explicar um pouco sobre o curso que faz parte de um projeto. Espero que vocês gostem!

Há quase um mês comecei a participar de um curso sobre literatura, voltado para a literatura sob um olhar feminino, por isso o nome " Projeto Elisas". O projeto é elaborado pelo blog Boas de Prosas, que é administrado por duas escritoras capixabas incríveis: Isabella Mariano e Juane Vaillant. No total, são cinco aulas que acontecem aos fins de semana, nas quais as professoras dão dicas de exercícios que ajudam a escrita em geral. Cada aula é um encanto.

"Elaborada e pensada pelo Boas de Prosa, Elisas é uma oficina literária para meninas que possui o objetivo final de contribuir para a formação de jovens e adolescentes que desejam conhecer mais sobre literatura, mercado editorial e escrita literária, com foco no estímulo de suas criatividades e identidades.

O nome Elisa foi escolhido para intitular o projeto como uma referência à escritora, atriz e cantora Elisa Lucinda, nascida na cidade de Cariacica, no Espírito Santo; que em seus textos frequentemente expõe vivências e traços da identidade da mulher negra brasileira" (Fonte: Blog Boas de Prosa)

"O projeto Elisas é antes de mais nada uma vontade. Uma vontade de conhecer jovens escritoras e trocar ideias, referências. Falar sobre assuntos femininos que são podados ou negligenciados no dia a dia. Nosso papel - meu, da Isabella, da Aline e da Tamyres - é mais de mediação do que propriamente de ensinar. Porque, na minha visão, o aprendizado vem dos dois lados. E eu sigo aprendendo" (Juane Vaillant)

"O projeto Elisas é uma extensão do Boas de Prosa e um reflexo do que acreditamos. Acreditamos que a literatura não deve ser privilégio de alguns. É um sonho pensar um mundo em que todos possam ter acesso à leitura e à escrita. Mas é esse sonho que nos motiva a criar projetos como o Elisas" (Isabella Mariano)

Ao decorrer das aulas, são dados alguns desafios para as participantes, como escrever sobre uma palavra qualquer do dicionário, sobre um sentimento, sobre uma cor. Todos esses são desafios para incentivar a escrita. Vou postar um texto que foi escrito através desses desafios, foi o primeiro desafio apresentado e nos deram o seguinte tema: "Se eu fosse outra mulher, quem eu seria?".

Se eu fosse uma outra mulher quem eu seria?
Seria um pouco diferente.
Seria mais magra e inteligente.
Talvez uma cantora ou até
mesmo uma professora.

Se eu fosse outra mulher...
Seria eu mesmo, quem
Sabe um pouco mais
Simpática e mais bonita.

Se eu fosse outra mulher, quem eu seria?
Seria a mesma Karine,
Não mudaria nadinha.
Pois sou uma mulher única.
Sou a mulher que transforma o mundo.
É essa mulher que eu quero ser.
             
                    Karine Thompson

Por hoje é isso, abraços literários e até o próximo post! 😘😘😘

Você pode gostar também de:

0 comentários